domingo, 1 de julho de 2012

sertão news: Bioconstrução, plantas medicinais e o degladeio nas ruas de Pato Branco

Teia da vida (Hai-kai)

As árvores eram obstáculo,
o desejo era o progresso,
o sonho era vernáculo

Mas vimos nosso retrocesso,
vemos aí um grande tentáculo,
com um novo mundo sem excesso

Abandonamos as guerras,
fortalecemos as raízes,
plantando a semente na terra

Vimos nas plantas nossas cicatrizes,
e a dor produzidas pelas cerras,
Hoje não somos nada além de aprendizes,

Canelas, Cipós, mates, fruteiras, araucárias,
brotam no sonho na fruta amadurecida,
tudo apenas para nossa alegria diária,

Certezas abandonamos hoje somos quem duvida,
vemos o manto natural como nossa indumentária,
onde nossa verdadeira conexão forma a teia da vida.


_____
Pato Branco, 30 de junho de 2012

Chás que beneficiam a saúde e o bem estar, ecomoradias que provocam impacto zero no meio ambiente, os usos da astronomia para o conhecimento humano... Isso e muito mais foram as discussões presentes no 1o. ENCONTRO PATO-BRANQUENTE SOBRE BIOCONSTRUÇÃO, PLANTAS MEDICINAIS E ASTRONOMIA.

Uma grande oportunidade não só para pensarmos nossa ação sobre o meio ambiente, mas também para descobrirmos que é em harmonia com a NATUREZA que podemos trazer soluções para nosso dia a dia.

Ainda assim, muito além de apenas otimizarmos o futuro, precisamos repensar medidas pra mudar a realidade no presente e principalmente em nossas ações.

Está em andamento o projeto de lei do "IPTU VERDE" criando incentivos financeiros a quem utilizar materiais como tijolo ecológico e telhado verde ou implantarem ações como programa de separação de lixo domiciliar, plantio de árvores na calçada de casa, utilização de fontes de energia renováveis, como a solar, reuso da água, entre outros.

Saudamos os organizadores do evento, a Fundação UIRAPURU, os participantes e os membros do poder público que se identificarem com esse projeto de lei.
______

E por falar em poder público...
"Negada, vamo se fincá e mete sangue
novo nesse ano de eleição"
complementou Seu Anacreto

Chevetão azul, desceu o decidão da rua Ivaí, moeu o cárter, os amorteceddor e chegou de dar um pialo, quase um ataque cardíaco no peito do véio Anacreto que fumava um cigarro importado Mills (do Paraguaizão). O véio ta virado num saci de brabo.

Apesar da pavimentação de algumas ruas do CENTRO da cidade, os bairros vem sofrendo com os buracos nas ruas. "Diabedo, pra eles o pessoal dos bairro que se lasquem, eles não tão nem aí, só andam no centro mesmo esse caquedo" disse Seu Anacreto do bairro Morumbi.

A tese de progresso em Pato Branco se coloca em contradição com a realidade, ela se esfacela entre as pedras britas espalhadas.

É PAU E PAU!!!
Na rua Ivaí a acumulação de britas detonaram o cárter do Chevette do véio Duns aqui no bairro Pinheirinho: "Tamo cansado dessa cambada de loko que só róba a gente com imposto e fincam no nosso c$% com essas m!@#$% de rua podre do c$%*@#, o Nene vai tê que mandá troca tudo os amortecedor do carro, pacaba home do céu".

Oportunizamos esse momento para lembrar da construção do viaduto e das marginais em torno do bairro Planalto.

No Brasil, os maiores casos de desvio público estão nas obras de pavimentação. Ao invés de uma ampliar as cadeiras das faculdades, fortalecer a saúde pública, os nossos deputados que vem aí pedir votos trouxeram aquele punhado de rua que não precisavam ser construídas. E tem loke falando nas rádios e nas ruas que por isso Pato Branco é melhor que Beltrão.

Esse é um ano eleitoral e esse pessoal vai querer ficar mais 4 anos no poder.
As rádios e os jornais informaram, pouco se viu de avanços políticos nesses últimos tempos. Muitas votações na câmara apenas pediram aumento dos salários, moções de aplausos e favorecimento de grandes empresários com licitações e isenções fiscais.

Essa piazada só vê o lado deles, você não acha? Isso é só uma pergunta mas e VOCÊ VAI VER O SEU LADO QUANDO?

Um comentário:

  1. Boas Piazada? gente vamos lembrar um pouco em crescimento, tudo é lindo é rentavel gera trabalho e dim dim, mas e ai onde esta sendo construida estas obras estão levando em consideração o meio ambiente as arvores os bosques e corregos ??/ esta sendo feita uma vistoria ou estão passando a peneira pra quando vier as chuvas nossa querida bacia Pato Branco oque será?? vamos acordar quando????
    obrigado

    ResponderExcluir